1.000 dias de gestão. Dois anos e nove meses atuando como Secretária das Mulheres da cidade do Rio de Janeiro. Foram muitas vidas transformadas, histórias e sonhos compartilhados, abraços, sorrisos, afetos e diálogos. Mas também teve muitas lágrimas , perrengues e luta. E, acima de tudo, políticas públicas com foco na garantia de direitos, na promoção, na dignidade, na segurança e na vida de todas as mulheres do Rio.
Ter sido convidada pelo Prefeito Eduardo Paes para liderar e reconstruir a Secretaria da Mulher, aos 24 anos de idade, foi o maior desafio da minha vida. Pude assumir a gestão em um momento de desmonte das políticas públicas para as mulheres cariocas e brasileiras. Estávamos saindo de uma pandemia, os dados sobre violência doméstica e desigualdade de gênero no mercado de trabalho eram alarmantes. Queríamos retomar a capacidade de sonhar e reconhecer as potências das mulheres cariocas. Com a confiança do prefeito Eduardo Paes, foi possível transformar esse cenário através de muita política pública, orçamento, análises, ações eficazes e trabalho coletivo.
Construímos uma Secretaria plural, pois entendemos que as mulheres são diversas, com muitas demandas, desafios e desejos diferentes. Por isso, as nossas frentes precisam ser múltiplas, e as nossas políticas e serviços foram e são feitos com os pés e ouvidos nos territórios. Desde então, impactamos mais de 400 mil mulheres, mais de 300 mil mulheres foram atendidas e capacitamos mais de 120 mil mulheres para o mercado de trabalho.
Ampliamos os equipamentos da Secretaria da Mulher, passamos de 4 equipamentos para 21, como a criação do NEAP, o primeiro Núcleo Especializado de Atendimento Psicoterapêutico para mulheres em situação de violência. Também inauguramos mais uma Casa da Mulher Carioca, a Casa Elza Soares, em Padre Miguel, e mais um Centro Especializado de Atendimento à Mulher, o CEAM Tia Gaúcha, em Santa Cruz. Cada equipamento foi pensado estrategicamente através de pesquisas de território que apontam um índice maior da violência contra a mulher.
Como Gestora Pública e secretária das Mulheres venho criando políticas públicas que promovam as potências, contribuam com a segurança e autonomia das mulheres cariocas. Tenho orgulho de ter idealizado uma política que é referência nacional no combate à violência contra a mulher, como o Cartão Mulher Carioca, nosso auxílio financeiro para mulheres em situação de violência e vulnerabilidade, que foi sancionado como Lei 7.754, em janeiro de 2023.
A independência financeira das mulheres é um dos caminhos para combater a violência de gênero. Com o intuito de fortalecer a autonomia das mulheres e combater a desigualdade de gênero no mercado de trabalho, criamos o Programa Mulheres do Rio, que oferece diversos cursos de capacitação profissional e dá acesso ao mercado de trabalho, visando impulsionar a empregabilidade feminina na cidade do Rio de Janeiro, nas áreas da tecnologia, construção civil, comércio, culinária e muitos mais. Pois acreditamos e construímos um trabalho fincado na certeza que toda mulher pode ser o que quiser, só é necessário oportunizar.
A cidade do Rio voltou a investir nas mulheres. Avançamos muito, contando com prefeito Eduardo Paes, principal aliado na construção de um futuro melhor para todas as cariocas. A nossa missão é transformar o Rio em uma cidade referência na equidade de gênero e, para isso, o trabalho é diário. Ainda temos lutas básicas pelo direito à vida, pela igualdade no mercado de trabalho, pelo respeito e pelo direito à cidade. Temos um caminho a ser percorrido, mas o que me motiva é saber que trabalho diariamente para promover as potências, os sonhos e a dignidade de mais de 3,6 milhões de mulheres.
O meu compromisso é investir todos os dias nas mulheres do Rio, pois construir políticas públicas para as mulheres, é construir um futuro digno para a sociedade. Afinal, uma mulher com a vida transformada, transforma uma geração.
Respostas de 14
A melhor coisa do mundo é essa oportunidade que nos mulheres estamos tendo,um espetáculo
Exato Naidia! Oportunidade é o mais importante! Obrigada 💜💜💜
Vejo seu trabalho muito digno e próspero,em função das mulheres do nosso RJ,orgulho de ser fruto desse mix de empenho em pró desse nosso mundo sempre em “luta”.
Só falta vc estar ou alguma representante sua em mais pontos do Rio…pra uma futura eleição.
Estudando pra fazer parte desse engajamento
Ontem eu estava num na cidade q poderia estar ali ,seu foco ,seus ideiais à mostra.
Que linda Andrea! Obrigada pelo carinho e confiança. Juntas somos imparáveis 💜
O pouco tempo que conheço a casa, já está transformando a minha vida.Gratidão
Que lindo Simone! Fico muito feliz em ouvir isso 💜💜💜
Me sinto honrada de participar desse projeto Mulheres do Rio , só tenho a agradecer por cada oportunidade que a mim foi oferecida.
Que bom Adriana! Parabéns por agarrar essa oportunidade também. Um abraço 💜
E vamos divulgando e muitas mais mulheres se união á nós
Valéria, é isso aí! Quando nós mulheres estamos juntas, nada pode parar a gente!💜
CASA DA MULHER CARIOCA ELZA SOARES veio para salvar VIDAS
Obrigada querida!!! 💜💜💜
Fico muito feliz com tudo isso acontecendo na Zona Oeste,um lugar que precisava urgente de um SOS ,queto poder contribuir cada dia mais,divulgando,chamando e orientando tantas mulheres que precisam e que nem sabe que existe,estudo no Elza Soares sou de Santa Cruz e estou encantada com tudo que tenho visto! Vou fazer mais estarei até o final do ano me formando em (2) gestões que é informática básica e.mulheres transformadoras,no mulheres transformadoras, já estou elaborando (2) projetos que não vejo a hora de executar e apresentar e correr atrás para ajudar vidas! Pois esse é um dos objetivos da casa das mulheres ! Quero muito fazer parte e somar um pouquinho para as pessoas carentes,necessitadas de tudo….
Uau Sandra! Que incrível! Mulheres com a vida transformada, transformam gerações. Nossa Zona Oeste merece muito. Fico feliz com esse reconhecimento. Um grande abraço 💜