Quem é Joyce Trindade

Joyce Trindade é cria de Cosmos, extrema Zona Oeste do Rio de Janeiro. Fruto das oportunidades e das políticas públicas, aos 24 anos assumiu o desafio de liderar e reconstruir a Secretaria da Mulher da Prefeitura do Rio. 

Gestora Pública de formação pela UFRJ, com sete anos de experiência no setor público e terceiro setor, sendo responsável por fundar projetos e campanhas de impacto nacional, com visibilidade internacional. 

Filha das oportunidades e do acesso à universidade pela lei de cotas, se tornou a primeira de sua família a entrar em uma universidade pública. Desde a infância, soube que os preconceitos e as desigualdades seriam desafios na sua vida, mas o incômodo tornou-se ação. 

Durante a graduação, conviveu na mesma medida com o conhecimento acadêmico e com a realidade que restringia direitos. Pensando nisso, Joyce criou o Projeto Manivela para que o conhecimento não ficasse dentro dos muros da universidade e pudesse mudar a vida das pessoas. O projeto era uma iniciativa que ensinava sobre cidadania, mobilizações, transformações de vidas e territórios.

Já no meio da graduação, tornou-se representante das jovens negras acadêmicas e começou a trabalhar pela valorização do serviço público e das profissionais negras que construíram políticas públicas no país.

Seguiu sua vocação pública e em 2020 conheceu o prefeito Eduardo Paes através de rodas de debates sobre gestão pública de qualidade para a periferia. Desde então, seguem juntos na construção de uma sociedade mais justa e equânime. 

Na Prefeitura do Rio, reestruturou a pauta de igualdade de gênero e combate à violência na cidade, criando a maior secretaria municipal de mulheres na história do Brasil. Em dois anos e meio de gestão, criou mais de 50 políticas públicas e projetos em prol das mulheres e famílias. Conseguiu diagnosticar os problemas e trazer soluções concretas, alçando mais de 320 mil mulheres. Na sua gestão, o Rio se tornou a cidade que mais investe em mulheres no Brasil.

Joyce trabalha todos os dias para que as pessoas possam viver com dignidade na cidade do Rio. Os sonhos da menina de Cosmos continuam e ganham asas na gestora que abraçou a missão de transformar vidas. Agora as raízes da Zona Oeste estão correndo pelo Rio, representando um futuro de fé e esperança para os cariocas.

Joyce com seus pais, Rogério e Simone, e sua irmã mais nova Raquel.

TRAJETÓRIA