Ação inédita mobiliza condomínios no combate à violência contra a mulher no Rio

Nova ação da campanha Rio+Seguro para Mulheres, liderada pela secretária de Mulheres Joyce Trindade leva informação e formação a condomínios residenciais e comerciais do Rio.


A secretária de Políticas para Mulheres e Cuidados do Rio, Joyce Trindade, lança nesta terça-feira (10), a ação “Condomínios pelo fim da violência contra a mulher”, iniciativa que integra a campanha Rio+Seguro para Mulheres, da Secretaria da Mulher da prefeitura do Rio e visa cumprir a nova Lei Municipal nº 8.913/2025.

A legislação obriga síndicos e administradores de condomínios a denunciarem casos ou indícios de violência doméstica. Para apoiar o cumprimento da norma, a Secretaria disponibilizará cartazes informativos para afixação nas áreas comuns dos prédios e um curso gratuito, online ou presencial, para capacitar equipes, síndicos e administradoras sobre como identificar e agir diante da violência, com todas as informações e encaminhamentos para a Rede de Enfrentamento à Violência contra à Mulher da cidade do Rio de Janeiro.

“Queremos transformar os condomínios em espaços de cuidado e atenção. A maior parte dos feminicídios começa com o silêncio – e o Rio está dando um passo firme para quebrar esse ciclo com política pública e ação concreta”, afirma Joyce.

Administradoras e condomínios interessados já podem se cadastrar para receber os materiais e participar da formação através do link:bit.ly/condominiopelofimdaviolencia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SOU FRUTO DE POLÍTICAS PÚBLICAS!

Nasci e cresci na Zona Oeste do Rio, estudei na FAETEC de Santa Cruz e fui a primeira da minha família a entrar numa universidade pública — a UFRJ. Minha trajetória prova que, quando o Estado abre portas, vidas inteiras e gerações podem mudar.

Me formei em Gestão Pública porque acredito que política transforma vidas. Tenho 10 anos de experiência no serviço público, atuando na construção de políticas para quem mais precisa.

Aos 24 anos, me tornei a Secretária de Políticas para Mulheres mais jovem do Brasil. Impactei a vida de mais de 1 milhão de mulheres e suas famílias e, em 2024, fui eleita vereadora com mais de 30 mil votos, reassumindo a maior Secretaria de Políticas para Mulheres do país.

Minha história mostra que quando uma mulher negra, periférica e jovem ocupa espaços de poder, ela não chega sozinha — abre caminho para muitas outras. E sigo abrindo essas portas. Vamos juntas?