Menos Violência e Mais Respeito – Um Compromisso para 2024

Joyce Trindade sorrindo,atendendo a várias mulheres na rua

Por Joyce Trindade

O final de um ano nos convoca a ter uma pausa para refletir sobre todas as experiências vividas. Como Gestora Pública e Secretária das Mulheres, me sinto no dever de trazer à reflexão uma das realidades mais dolorosas e persistentes da nossa sociedade: a violência contra a mulher. Cada caso de feminicídio e violência é um grito de alerta que ressoa em nossos corações nos convocando para a ação.

Menos violência e mais mulheres vivas e seguras. Esse é o meu desejo para 2024. Durante o ano de 2023, trabalhamos incansavelmente para assegurar que todas as mulheres do Rio tivessem seus direitos garantidos, bem como o direito à vida, acesso à segurança, dignidade, acolhimento e lazer. Foram mais de 16 mil mulheres que reescreveram suas histórias e descobriram que tem saída. Através de políticas públicas, acesso à informação, acolhimento e apoio mútuo, podemos mudar realidades.

O ano de 2023 serviu para reforçar que combater a violência contra a mulher é urgente. É dever de toda a sociedade se unir para transformar esse cenário que afeta milhares de famílias. Se queremos construir uma sociedade justa, segura e digna, precisamos garantir que as nossas mulheres estejam seguras. Porque uma mulher com a vida transformada, transforma uma geração. Por isso, o meu convite é para você se unir nessa causa e, juntas e juntos, construir um futuro esperançoso, com dignidade e acolhimento. Escrevi uma Carta para Deus agradecendo esse ano e pedindo justiça pelas mulheres que nao conseguimos salvar (você confere a carTa no meu Instagram CLICANDO AQUI)

Que 2024 seja um ano abençoado, generoso e próspero para todas as mulheres. Que as ruas, os lares e todos os espaços sejam seguros e respeitosos com as nossas mulheres. Só vamos avante quando o respeito, a justiça, o amor e a solidariedade caminharem lado a lado. E será uma honra ter você conosco nessa trajetória lutando por uma sociedade justa. Vamos juntas e juntos escrever um 2024 cheio de oportunidades, transformações e afeto!

Com amor,

Joyce

Respostas de 9

  1. Boa tarde Joice e demais pessoas que vier a ler esse comentário. Quando e como surgiu,começou essa violência contra as mulheres?eu me pergunto isso frequentemente,qual é a causa de tantas agressões contra nós? Qual é o motivo/razão? Quem começou com essa carnificina? É preciso chegar à raiz dessa situação e sanar de vez esse mau/mal, só ai poderemos curar isso é como uma doença é preciso ir na causa e estancar o veneno com punições severas nada de paliativos o problema tem que ser levado a sério,pessoal desculpe-me acabei me estendendo pois o assunto é abrangente

  2. Que sigamos em frente,deixemos o q ficou pra trás,e a partir de agora ….Mulheres unidas jamais serão vencidas!!!!@

  3. Que lindo Joyce, que Deus te abençoe e que você possa transformar muito mais mulheres através e continue sendo essa mulher forte e acolhedora,simpática, linda por dentro e por fora.

  4. Olá, meu nome e Patrícia.Passndo p/ dizer o quanto são úteis os serviços oferecidos nas casas da mulher carioca.Adiri essa casa.A min ajudou mto e vai continuar ajudando as outras mulheres que forem conhecer

  5. Boa tarde
    Primariamente quero agradecer a oportunidade de conhecer a Casa da Mulher. Onde me sentir acolhida e perceber o quanto somos importantes e que juntas fazemos a diferença. E principal buscar ajuda quando precisar, sem vergonha ou culpa de sofrer uma violência seja ela qual for.
    Expresso aqui minha gratidão e um novo despertar de oportunidades.

  6. A violência contra mulher não é sô feminicídio, é quando nos falta atendimento médico nas clínicas da família,esse sistema de regulação não funciona, não temos acesso a um tratamento humanizado as clínicas da família está lotadas de pessoas que não fazem nada o prefeito deveria ter mais fiscalização, fiquei passada quando cheguei na clínica aqui de costa barros, uma pessoa mal educada com um crachá escrito , em que posso ajudar me dirigir a pessoa ela né olhou pra eu e falou procure sua equipe , que equipe? Tenho meu irmão com problema depressivo já fui lá pedir ajuda até hoje aguardando alguém vir aqui, é lamentável, sai prefeito entra outro é nada muda isso ao meu vê é um descaso, uma violência

    1. Lamentável! Infelizmente a violência contra a mulher ocorre de diversas formas, por isso a nossa causa é lutar pelos direitos das mulheres. Vamos juntas por todas as mulheres nessa luta! 💜

  7. Muito importante esse projeto pois sou suspeita hoje não tenho minha mãe comigo tiraram a vida dela com 38 anos o companheiro dela Sofri muito hoje tenho uma família linda que Deus mim deu mas carrego essa dor comigo pois minha mãe não teve a oportunidade de conhecer os netos nem eles de conhece avó mas vivo a cada dia Deus renovando minhas forças

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SOU FRUTO DE POLÍTICAS PÚBLICAS!

Nasci e cresci na Zona Oeste do Rio, estudei na FAETEC de Santa Cruz e fui a primeira da minha família a entrar numa universidade pública — a UFRJ. Minha trajetória prova que, quando o Estado abre portas, vidas inteiras e gerações podem mudar.

Me formei em Gestão Pública porque acredito que política transforma vidas. Tenho 10 anos de experiência no serviço público, atuando na construção de políticas para quem mais precisa.

Aos 24 anos, me tornei a Secretária de Políticas para Mulheres mais jovem do Brasil. Impactei a vida de mais de 1 milhão de mulheres e suas famílias e, em 2024, fui eleita vereadora com mais de 30 mil votos, reassumindo a maior Secretaria de Políticas para Mulheres do país.

Minha história mostra que quando uma mulher negra, periférica e jovem ocupa espaços de poder, ela não chega sozinha — abre caminho para muitas outras. E sigo abrindo essas portas. Vamos juntas?